Romanos - Cap. 1 (parte 1)

Como o capítulo 1, é um pouco extenso, será dividido em duas partes. Estudaremos ate o versiculo 15 hoje, e amanhã o final do capítulo 1.

Versículo 1- "Paulo, servo de Jesus Cristo, chamado para apóstolo, separado para o evangelho de Deus". 
Paulo se intitulou "servo de Jesus Cristo", e "apostólo" ( que quer dizer aquele que foi enviado). Um cidadão romano como Paulo, era inimaginavel preferir ser um servo, e Paulo decidiu ser um servo, obedecer e depender do Mestre. E você, qual é sua atitude em relação a Cristo? Decida ser um servo, Deus quer te usar na obra dEle. Mas não apenas diga ser um servo, viva como um servo! 

Versículo 2 a 7- "O qual antes prometeu pelos seus profetas nas santas escrituras, acerca de seu Filho, que nasceu da descendência de Davi segundo a carne, declarado Filho de Deus em poder, segundo o Espírito de santificação, pela ressurreição dos mortos, Jesus Cristo, nosso Senhor, pelo qual recebemos a graça e o apostolado, para a obediência da fé entre todas as gentes pelo seu nome, entre as quais sois também vós chamados para serdes de Jesus Cristo. A todos os que estais em Roma, amados de Deus, chamados santos: Graça e paz de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo."
Aqui é meio que um resumo das Boas novas sobre Jesus, que se fez homem, que descendia da linhagem de Davi, morreu e ressuscitou dentre os mortos, e abriu as portas para que a graça e a bondade de Deus fosse derramadas sobre nós. Nós , cristãos, temos ao mesmo tempo um privilégio e um grande responsabilidade ao mesmo tempo. Por exemplo, Paulo e os apóstolos tiveram o grande privilégio de terem sido chamados por Deus, mas receberam a autoridade e a responsabilidade de pregarem e compartilharem as boas novas. Deus nos perdoa de todos os nossos pecados, porém, quando nos arrependemos, estamos comprometendo em começar uma nova vida, nesse caso, o privilégio é o perdão de Deus, e a responsabilidade é contar as outras pessoas o que Deus fez na sua vida, e pregando a palavra de Deus. Deus tem um chamado para sua vida, é ganhar almas para Ele, mas cabe a você dizer sim ou não. 

Versículo 8 a 17 - " Primeiramente dou graças ao meu Deus por Jesus Cristo, acerca de vós todos, porque em todo o mundo é anunciada a vossa fé. Porque Deus, a quem sirvo em meu espírito, no evangelho de seu Filho, me é testemunha de como incessantemente faço menção de vós, pedindo sempre em minhas orações que nalgum tempo, pela vontade de Deus, se me ofereça boa ocasião de ir ter convosco. Porque desejo ver-vos, para vos comunicar algum dom espiritual, a fim de que sejais confortados; isto é, para que juntamente convosco eu seja consolado pela fé mútua, assim vossa como minha. Não quero, porém, irmãos, que ignoreis que muitas vezes propus ir ter convosco (mas até agora tenho sido impedido) para também ter entre vós algum fruto, como também entre os demais gentios. Eu sou devedor, tanto a gregos como a bárbaros, tanto a sábios como a ignorantes. E assim, quanto está em mim, estou pronto para também vos anunciar o evangelho, a vós que estais em Roma. Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego. Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá da fé."
Paulo dedicou toda sua vida à tarefa de pregar as boas novas de Salvação. E nós também podemos fazer nossa parte, embora seja impossivel pagar o que Jesus fez por nós na cruz, creio que uma forma de gratidão é pregarmos a palavra de Deus, pregar que existe um Deus e Ele nos ama, e que pode mudar a sua vida. Lembre-se que Paulo não se envergonhava de pregar as boas novas, então quando você se sentir envergonhado, lembre o significado das boas novas. Se você fixar sua atenção somente em Deus e naquilo que está fazendo, você não sentirá vergonha.


Ps: O que é as boas novas?
É que Jesus veio a Terra como um ser humano, pagou os nossos pecados e quer que vivamos com Ele no céu. Deus está nos oferecendo liberdade, paz, esperança e vida eterna, em vez de julgamento e morte. Esta boa notícia nos diz que Deus nos prepara para o céu e nos torna justo aos olhos de Deus, quando colocamos nossa fé e nossa confiança em Cristo como Salvador.

0 comentários:

Postar um comentário