Romanos - Cap. 2 (parte 1)

Versículos 1 à 4 - " Portanto, és inescusável quando julgas, ó homem, quem quer que sejas, porque te condenas a ti mesmo naquilo em que julgas a outro; pois tu, que julgas, fazes o mesmo. E bem sabemos que o juízo de Deus é segundo a verdade sobre os que tais coisas fazem. E tu, ó homem, que julgas os que fazem tais coisas, cuidas que, fazendo-as tu, escaparás ao juízo de Deus? Ou desprezas tu as riquezas da sua benignidade, e paciência e longanimidade, ignorando que a benignidade de Deus te leva ao arrependimento?"
No primeiro versículo, Paulo diz para não julgarmos o próximo, não quero dizer muito sobre isso, mas só quero lembrar de quando Jesus estava com a prostituta (João 8) e eles pegaram a mulher adulterando e queria apedrejá-la , Jesus com toda sua sabedoria e graça, pensou e só disse uma coisa: "Aquele que não tiver pecado, que atire a primeira pedra." Então quero levar vocês a refletirem nessa situação e que o Espírito Santo possa trazer a sabedoria sobre sua vida, a mesma sabedoria que Jesus teve naquele momento. 

Versículos 5 à 16 - " Mas, segundo a tua dureza e teu coração impenitente, entesouras ira para ti no dia da ira e da manifestação do juízo de Deus; O qual recompensará cada um segundo as suas obras; a saber: A vida eterna aos que, com perseverança em fazer bem, procuram glória, honra e incorrupção; Mas a indignação e a ira aos que são contenciosos, desobedientes à verdade e obedientes à iniqüidade; Tribulação e angústia sobre toda a alma do homem que faz o mal; primeiramente do judeu e também do grego; Glória, porém, e honra e paz a qualquer que pratica o bem; primeiramente ao judeu e também ao grego; Porque, para com Deus, não há acepção de pessoas.
Porque todos os que sem lei pecaram, sem lei também perecerão; e todos os que sob a lei pecaram, pela lei serão julgados. Porque os que ouvem a lei não são justos diante de Deus, mas os que praticam a lei hão de ser justificados. Porque, quando os gentios, que não têm lei, fazem naturalmente as coisas que são da lei, não tendo eles lei, para si mesmos são lei; Os quais mostram a obra da lei escrita em seus corações, testificando juntamente a sua consciência, e os seus pensamentos, quer acusando-os, quer defendendo-os; No dia em que Deus há de julgar os segredos dos homens, por Jesus Cristo, segundo o meu evangelho."
Embora Deus não puna as pessoas imediatamente pelos pecados praticados, o Juizo Final é certo. Não sabemos exatamente quando o julgamento acontecerá, mas sabemos que ninguém escapará de fazer o "acerto" com Deus.


Amém, essa foi a primeira parte do capítulo 2 de Romanos. Não esqueçam de deixar seu comentário aqui em baixo e divulgarem para seus amigos ;D

fique na paz :*

0 comentários:

Postar um comentário